Cleide Alves (Cleide Alves da Silva - 5/12/1946 Rio de Janeiro, RJ), cantora, surgiu na vida artística em 1960, quando lançou o seu primeiro disco, pela gravadora Copacabana, interpretando Help, help, Maybe, de Fernando Costa, Alfredo Max e Chamarelli e Seguindo e cantando, de Roberto Correia.
Apelidada de "A Estrelinha do Rock", Cleide Alves é uma das pioneiras da Jovem Guarda.
Em 1962 se tornou a primeira cantora a gravar uma música da dupla Roberto Carlos e Erasmo Carlos, "Procurando um broto". No mesmo ano figurou como vocalista, ao lado de Reynaldo Rayol, do LP "Twist", de Renato e Seus Blue Caps.
Em 1962 gravou Chega, de Floyd Robinson e Demétrius e Meu anjo da guarda, de Rossini Pinto e Fernando Costa. No ano seguinte gravou do então pouco conhecido cantor e compositor Roberto Carlos, o twist Procurando um broto.
Em 1963 Cleide gravou o LP "Twist e Hully Gully", que tinha a música "Mamãe acha que é normal", um de seus maiores sucessos. Em 1970 lançou o LP "Canção de Nós Dois", com música-título de Vinícius de Moraes.
Em 1964 lançou o LP Twist, Hully Gully e Cleide Alves, pela RGE, acompanhada pelo conjunto Renato e seus Blue Caps. Atuou ao longo dos anos 60 gravando vários compactos e obtendo algum sucesso no período da Jovem Guarda.
Em 1968 lançou compacto simples com as músicas Você não serve pra ser meu namorado e Não me diga adeus agora. Com o declínio do movimento, afastou-se do meio artístico.
Nos anos 1990 retornou às gravações no disco comemorativo aos 30 anos da Jovem Guarda interpretando Estúpido Cupido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário