Exposição tem 33 modelos de várias épocas (Foto: Carlos Cazelato / EPTV)
Acervo com 33 peças faz parte da coleção de um radialista da cidade.
A Casa da Cultura de Varginha (MG) está com uma exposição que reconta a história do rádio no Brasil. Até o dia 6 de agosto, mais de 30 aparelhos típicos de décadas diferentes poderão ser conferidos pelo público.
O acervo em exposição pertence ao radialista José Galvão Conde, conhecido em Varginha por seus programas em uma emissora de rádio local. Ele pedia para que os moradores doassem seus rádios antigos, e assim conseguiu reunir a coleção.
O aparelho mais antigo do acervo é de 1940. Outros três modelos remontam à era de ouro do rádio, quando teatros eram lotados para a trasmissão de programas. Um dos aparelhos, lançado na década de 1960, parece um telefone. A peça mais nova é da década de 1990 e já vem com toca-fitas.
A primeira transmissão de rádio no Brasil foi feita em 7 de setembro de 1922, com discurso do então presidente Epitácio Pessoa, em homenagem ao centenário da independência. No entanto, o veículo começou a se popularizar apenas 14 anos depois, quando foi inaugurada a Sociedade Rádio Nacional, PRE-8.
Serviço
Exposição "A Era do Rádio"
Onde: Casa da Cultura de Varginha
Endereço: Praça Governador Benedito Valadares, 141 - Centro
Quando: de 22 de julho a 6 de agosto
Funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 18h
Entrada gratuita
Fonte:G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário