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terça-feira, 5 de janeiro de 2016

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Filosofia de Vida - O jogo de dama chinesas

O jogo de damas chinesas é como uma filosofia  de  vida.
Se alguém não reflete sobre as regras deste jogo, fica em branco com as regras do êxito da vida…
Não aprende a ler as  mensagens ocultas.

As regras são:

Às vezes tem -se que sacrificar uma peça para ganhar outra …
Nunca podes avançar duas casas de uma só vez …
 Paciência.
Só podes avançar , nunca retroceder.

Quando se chega ao topo, pode se mover para onde quiser, até aonde te dê na “gana”.
A vida é como o jogo de damas chinesas
Onde se tem que deixar uma coisa para obter outra … tem que avançar e nunca retroceder.
Há ciclos que se acabam como se acabam os anos.
O que fizemos já não podemos desfazer.

O mais importante é aprender com o passado, para aprender a jogar no presente  e  assim  no futuro nos movermos com  maior liberdade.

Quando alguém se dá conta que isto é só um jogo que termina e volta a começar, então aprende a divertir-se mais e começa a jogar melhor.

Se ao terminares um ciclo queres ver a luz, não vejas o que termina, observa o que começa.
“A vida só pode ser compreendida olhando para trás; mas só pode ser vivida olhando para diante."
Muitas vezes a vida não dá a quem o merece …
Mas a quem sabe pedir.











Fonte:arcadoconhecimento.blogspot.com.br

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Cérebro de músicos é altamente desenvolvido

Nova pesquisa mostra que os cérebros de músicos é altamente desenvolvido, de modo a torná-los mais atentos, interessados em aprender mais, dispostos a ter a mente mais aberta, serem calmos e até mesmo mais brincalhões. As mesmas características foram encontrados anteriormente entre atletas de elite, gestores de nível superior, e indivíduos que praticam meditação transcendental.

O novo estudo foi realizado por Fred Travis, da Universidade Maharishi de Gestão dos EUA, Harung Harald, Oslo University College, na Noruega, e por Lagrosen Yvonne, da Universidade West, na Suécia. Eles relatam o alto desenvolvimento da mente, e parece que isso representa um potencial de base para se tornar realmente bom em alguma coisa. Para visualizar a publicação, clique aqui.

Os pesquisadores analisaram o desenvolvimento cognitivo de músicos de várias maneiras. EEGs revelaram padrões especiais na atividade elétrica cerebral, com atividade bem coordenada dos lobos frontais, sendo estes responsáveis pelas funções superiores do cérebro, tais como o planeamento e o pensamento lógico. Outra característica é que a atividade em uma certa freqüência, denominada ondas alfa, é dominante. As ondas alfa ocorrem quando o cérebro junta detalhes em totalidades. No entanto, uma outra medida de EEG mostra que esses indivíduos com alto desenvolvimento cognitivo utilizam os recursos de seus cérebros de maneira econômica, ou seja, são atentos e prontos para a ação quando ela é funcional para uma determinada situação, mas são relaxados e adotam uma postura de “esperar para ver” quando esta atitude é mais requerida.

Dois questionários também são usados ​​para medir o desenvolvimento da mente. Um é relacionado ao raciocínio moral, e o outro visa avaliar as chamadas experiências de pico, descritas como um nível superior de consciência no qual há sentimentos intensos, como o de transcender limites. Indivíduos com alto desenvolvimento cognitivo, como os músicos, apresentam muitas dessas experiências de pico, e mostraram maior pontuação em ambos os questionários.

Fred Travis enfatiza que tudo o que fazemos muda nosso cérebro. A meditação transcendental e o ato de fazer música são atividades as quais as pessoas deveriam se dedicar se elas desejam mudar sua mente em uma direção certa. “Se você é muito invejoso, bravo ou uma má pessoa e se esta é a maneira como você também enxerga o próximo, isto será reforçado em seu cérebro. Mas se você é expansivo, aberto ou solidária com os outros, haverá conexões diferentes.”, diz o pesquisador.


Fonte: http://www.sciencedaily.com

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

A radionovela no Brasil

A chegada da radionovela no Brasil deu-se de uma forma no mínimo curiosa. Nada que tenha sido planejado, muito pelo contrário. Foi algo que surgiu naturalmente, com a evolução do rádio e a demanda do público. Porém, antigos radiatores e alguns pesquisadores não concordam entre si, e defendem pontos de vista diferente. Alguns dizem que o produto foi importado do México e de Cuba. Outros, que o movimento começou com a transmissão de peças teatrais e concertos, passando-se depois para as adaptações, já que, nem sempre, essas transmissões eram compreendidas sem as imagens.

Nós defendemos a tese de que os dois elementos contribuíram para a formação do gênero. As transmissões dos concertos e teatralização de histórias curtas ganharam mais fôlego com a chegada da idéia de se transmitir uma história seqüenciada de maior duração. Nesse mesmo tempo, chegavam, de outros países latinos, os scripts das novelas estrangeiras. Isso ajuda a confirmar que a estrutura dos folhetins veio de uma evolução não planejada.

O que se sabe ao certo é que, as primeiras novelas de longa duração radiofonizadas no Brasil foram a mexicana “Em Busca da Felicidade” e a cubana “O Direito de Nascer”, emitidas pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro, e “A Predestinada” (1941), pela Rádio  São Paulo. Foi também esta última emissora que, em 1947 transmitiu “Fatalidade”, de Oduvaldo Viana, a primeira novela genuinamente brasileira.

            Os scripts importados eram traduzidos e distribuídos no Brasil para serem interpretados por atores brasileiros. Tendo as donas de casa como público alvo, as histórias exageravam no drama, sem deixar de lado a religião e o romance água com açúcar. Quando os autores brasileiros começaram a produzir esses temas diversificaram um pouco, dando-se maior ênfase ao regionalismo. Em Pernambuco, por exemplo, eram comuns histórias do sertão e da seca.

A popularização do rádio – que na década de 40 tornou-se um produto acessível e assumiu um caráter de entretenimento – foi o primeiro passo para a consolidação da radionovela. Para se ter uma idéia do sucesso alcançado, entre os anos de 1943 a 1945, a Rádio Nacional do Rio de Janeiro transmitiu 116 novelas, confirmando a aceitação do povo à nova aposta – na época – da programação das rádios.

            Tanta popularidade fez crescer a demanda da produção de novelas. Esperar os scripts de Cuba e México não era mais o suficiente. Era preciso iniciar a produção brasileira. Surgiram novos escritores, especializaram-se outros, como Maria Aparecida Menezes, Otávio Augusto Vampré, Hélio do Soveiral, Samuel Wainer, Santusi, Cardoso e Silva, Ivani Ribeiro, Amaral Gurgel, Janete Clair, Oduvaldo Viana, Dias Gomes, Fernando Luís da Câmara Cascudo, Cecília Meirelles, Avancinni, Mário Lago e Hélio Thys. Alguns escreviam novelas de rádio, outros, tinham seus romances adaptados.

O que se sabe ao certo é que, as primeiras novelas de longa duração radiofonizadas no Brasil foram a mexicana “Em Busca da Felicidade” e a cubana “O Direito de Nascer”, emitidas pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro, e “A Predestinada” (1941), pela Rádio  São Paulo. Foi também esta última emissora que, em 1947 transmitiu “Fatalidade”, de Oduvaldo Viana, a primeira novela genuinamente brasileira.

            Os scripts importados eram traduzidos e distribuídos no Brasil para serem interpretados por atores brasileiros. Tendo as donas de casa como público alvo, as histórias exageravam no drama, sem deixar de lado a religião e o romance água com açúcar. Quando os autores brasileiros começaram a produzir esses temas diversificaram um pouco, dando-se maior ênfase ao regionalismo. Em Pernambuco, por exemplo, eram comuns histórias do sertão e da seca.

A popularização do rádio – que na década de 40 tornou-se um produto acessível e assumiu um caráter de entretenimento – foi o primeiro passo para a consolidação da radionovela. Para se ter uma idéia do sucesso alcançado, entre os anos de 1943 a 1945, a Rádio Nacional do Rio de Janeiro transmitiu 116 novelas, confirmando a aceitação do povo à nova aposta – na época – da programação das rádios.

            Tanta popularidade fez crescer a demanda da produção de novelas. Esperar os scripts de Cuba e México não era mais o suficiente. Era preciso iniciar a produção brasileira. Surgiram novos escritores, especializaram-se outros, como Maria Aparecida Menezes, Otávio Augusto Vampré, Hélio do Soveiral, Samuel Wainer, Santusi, Cardoso e Silva, Ivani Ribeiro, Amaral Gurgel, Janete Clair, Oduvaldo Viana, Dias Gomes, Fernando Luís da Câmara Cascudo, Cecília Meirelles, Avancinni, Mário Lago e Hélio Thys. Alguns escreviam novelas de rádio, outros, tinham seus romances adaptados.








Fonte:gruporadiopp.wordpress.com