Há menos de um mês, o WhatsApp lançou a sua plataforma web, recurso que já era oferecido pelo Telegram. Agora o Telegram decidiu lançar uma atualização e ativar o compartilhamento de documentos de até 1,5 GB para qualquer dispositivo que tenha a app. No entanto, as diferenças são muitas e vão bem além.
Privacidade e confidencialidade - Se há algo que eles têm em comum é a livre troca de mensagens, com a diferença que Telegram fornece a possibilidade de enviar mensagens para se autodestruir em um determinado momento. Pode ser depois de 2 segundos, um minuto ou um mês. Quando isso acontece, mensagem desaparecerá tanto na origem como no destino.
A opção chat de fechado funciona com mensagens criptografadas que não deixam vestígios nos servidores dos aplicativos. Ele também tem um recurso que permite a autodestruição de mensagens e não permite de forma alguma o reenviou das mesmas.
Multidispositivo - Entre outras vantagens, o Telegram oferece a possibilidade de transitar por vários dispositivos simultaneamente e sincronizado, algo que WhatsApp não fez até esse ano com o lançamento de sua versão web. Além disso, o serviço pode ser utilizado em qualquer navegador.
A sincronização entre dispositivos em tempo real permite, por exemplo, se ficarmos sem bateria no nosso smartphone, podemos continuar nosso bate-papo no nosso iPad ou computador.
Bate-papo entre grupos maiores - Outra inovação introduzida no Telegram é a oportunidade de criar chats em grupos de até 200 membros. Já o WhatsApp permite no máximo 100.
Armazenamento "ilimitado" - O Telegram oferece armazenamento praticamente ilimitado, já que suporta documentos ou arquivos de 1,5 GB de tamanho, sem restrições de formato. Por outro lado, o WhatsApp limita a formatos multimídia.
É gratuito e livre - Outra diferença é o pagamento pelo uso do serviço. O Telegram é gratuito e livre. A empresa já garantiu que nunca cobrará pelo serviço e que também não abrirá para publicidade. Enquanto isso, o WhatsApp cobra uma anuidade de 99 centavos de dólar.
Código aberto - Uma grande vantagem do Telegram é que ele conta com uma API aberta e um protocolo livre. Ou seja, ele permite que desenvolvedores usem seu código-fonte para criar ou melhorar o aplicativo e redistribuir essas informações.
Mais rápido - Segundo os criadores do Telegram, ele é mais rápido que WhatsApp porque seus servidores não estão localizados em um único lugar no planeta. A empresa conta com diferentes centros de dados ao redor do mundo. Eles também garantem que as mensagens enviadas pelo aplicativo são comprimidas ao máximo para tornar o serviço mais rápido, mesmo em conexões lentas.
Serviço na nuvem - Ao contrário do WhatsApp, Telegram é baseado em nuvem fortemente cifrada. Como resultado, o usuário pode acessar suas mensagens a partir de diferentes dispositivos, incluindo tablets e computadores, e compartilhar um número
ilimitado de fotos, vídeos e arquivos (doc, zip, mp3, etc.) até 1,5 GB.
Pesquisa de GIFS integrada - O Telegram tem um motor de busca de GIFS integrado dentro do aplicativo, separado da pesquisa de imagens. Além disso, o serviço aceita emoji emoticons.
Esconde nosso número telefônico - Outra vantagem desse serviço é a capacidade de esconder o nosso número de telefone de outras pessoas do grupo.
Apesar de todas as novidades e vantagens do aplicativo, o Telegram ainda tem um longo caminho a percorrer em relação ao WhatsApp. Ele pode ser muito seguro e rápido, mas ele ainda deixa a desejar em alguns pontos.
Ainda sem tradução para o português e contando apenas com funcionalidades básicas, este software pode ser uma boa opção para quem quer apenas trocar mensagens de texto e dispensa os recados de voz, por exemplo. Enfim, a guerra entre Telegram e WhatsApp só está começando.
Fonte:colmeia.blog.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário