A Zeno.FM Station
WEB RÁDIO ÉPOCAS

.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Web Rádio - A entrada em cena da tecnologia Streaming

O que possibilitou a entrada do rádio na internet foi justamente a criação de uma nova tecnologia chamada streaming , que significa literalmente um fluxo, ou corrente. A criação dessa nova mídia, que significaria o fluxo contínuo de áudio pela internet, em 1995, permitia que a rede mundial de computadores se firmasse realmente em sua vocação multimídia, podendo disponibilizar arquivos de áudio e vídeo com maior facilidade e rapidez aos seus internautas. Algo que não era possível até a época, quando os usuários ainda precisavam esperar longas horas até que os arquivos desejados fossem baixados para o computador e disponibilizados com uma qualidade duvidosa. A mídia streaming facilitou esse acesso e transmissão de arquivos de músicas e vídeos inaugurando uma nova etapa para a história do rádio.

Dois softwares (programas de computador), lançados em 1995, assumiram a liderança do mercado na época: o RealAudio, criado pela Progressive Networks (que mais tarde adotaria o nome de Real Networks); e o Streamworks, da Xing Technology Corporation. A tecnologia do Real facilitou a transmissão em tempo ‘real' de áudio pela internet. Em 1999, a Real Networks já começava a lançar a versão em português e espanhol dos softwares RealPlayer e RealPlayer Plus G2, tendo em vista o mercado de usuários latino-americanos que estava em crescente expansão, conectando milhões de internautas às programações de rádio ao vivo via internet. Atualmente o mercado se divide entre os softwears Windows Media Player, RealPlayer, Winamp e Quicktime.

Pode-se dizer que foi justamente a própria revelação da rede mundial de computadores como uma nova ferramenta tecnológica, que possibilitou o acesso de usuários de qualquer parte do mundo, a qualquer hora, o estímulo ao avanço das pesquisas e descobertas de novas técnicas de transmissão. E, tornando-se possível essa transmissão de som em tempo quase simultâneo ao da sua emissão, verificou-se que era então possível, também, realizar a transmissão ao vivo de áudios. Assim, os criadores do RealAudio conseguiram, em janeiro de 1996, fazer a transmissão ao vivo do primeiro rock ao vivo pela Internet.

Antes dessa nova era, com a possibilidade de transmissão instantânea de som e imagem, ainda vivia-se na febre da mídia MP3 (formato de compressão de arquivos de áudio muito popular por ter boa qualidade e tamanho pequeno, sendo facilmente transmitido pela internet) no início da década de 90. Com o formato MP3, que apenas armazena arquivos de áudio ocupando pouco espaço na memória dos computadores, já se tinha um avanço da capacidade e qualidade de transmissão que chegava à qualidade sonora de um CD. Aos usuários bastava que copiassem para o seu computador o arquivo de música desejado através do MP3 Player, um programa virtual também disponibilizado via internet.

Essa propagação do áudio via internet também gerou muitas controvérsias, principalmente no meio fonográfico, que percebia e contestava a legalidade desse sistema que permitia o tráfego de músicas gratuitamente, oferecendo a oportunidade de gravações piratas e concorrência ilegal, sem a mínima preocupação com questões de direitos autorais. Com o recurso do MP3, o ouvinte consegue montar seus blocos de músicas, e até mesmo de texto, sem a necessidade de pagar pelo serviço. Além disso, com o MP3 é disponibilizado ao usuário uma gama de arquivos sem necessariamente observar uma seqüência de horários pré-estabelecidos, como lembra Sônia Virgínia:

O som, que no início do século XX dependia de um sistema de transmissão à distância para ser transportado primeiro por meio de fios e, mais tarde, pelas ondas eletromagnéticas, no final desse mesmo século estava disponível no formato de arquivo de áudio digital, acessível a usuários (...) pronto para ser copiado por qualquer micro pessoal, transformado em outra versão de trilha sonora do cotidiano (MOREIRA, 2002, p.146).

As informações sobre este tópico foram obtidas em MOREIRA, 2002

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Filosofia de Vida - O jogo de dama chinesas

O jogo de damas chinesas é como uma filosofia  de  vida.
Se alguém não reflete sobre as regras deste jogo, fica em branco com as regras do êxito da vida…
Não aprende a ler as  mensagens ocultas.

As regras são:

Às vezes tem -se que sacrificar uma peça para ganhar outra …
Nunca podes avançar duas casas de uma só vez …
 Paciência.
Só podes avançar , nunca retroceder.

Quando se chega ao topo, pode se mover para onde quiser, até aonde te dê na “gana”.
A vida é como o jogo de damas chinesas
Onde se tem que deixar uma coisa para obter outra … tem que avançar e nunca retroceder.
Há ciclos que se acabam como se acabam os anos.
O que fizemos já não podemos desfazer.

O mais importante é aprender com o passado, para aprender a jogar no presente  e  assim  no futuro nos movermos com  maior liberdade.

Quando alguém se dá conta que isto é só um jogo que termina e volta a começar, então aprende a divertir-se mais e começa a jogar melhor.

Se ao terminares um ciclo queres ver a luz, não vejas o que termina, observa o que começa.
“A vida só pode ser compreendida olhando para trás; mas só pode ser vivida olhando para diante."
Muitas vezes a vida não dá a quem o merece …
Mas a quem sabe pedir.











Fonte:arcadoconhecimento.blogspot.com.br

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Cérebro de músicos é altamente desenvolvido

Nova pesquisa mostra que os cérebros de músicos é altamente desenvolvido, de modo a torná-los mais atentos, interessados em aprender mais, dispostos a ter a mente mais aberta, serem calmos e até mesmo mais brincalhões. As mesmas características foram encontrados anteriormente entre atletas de elite, gestores de nível superior, e indivíduos que praticam meditação transcendental.

O novo estudo foi realizado por Fred Travis, da Universidade Maharishi de Gestão dos EUA, Harung Harald, Oslo University College, na Noruega, e por Lagrosen Yvonne, da Universidade West, na Suécia. Eles relatam o alto desenvolvimento da mente, e parece que isso representa um potencial de base para se tornar realmente bom em alguma coisa. Para visualizar a publicação, clique aqui.

Os pesquisadores analisaram o desenvolvimento cognitivo de músicos de várias maneiras. EEGs revelaram padrões especiais na atividade elétrica cerebral, com atividade bem coordenada dos lobos frontais, sendo estes responsáveis pelas funções superiores do cérebro, tais como o planeamento e o pensamento lógico. Outra característica é que a atividade em uma certa freqüência, denominada ondas alfa, é dominante. As ondas alfa ocorrem quando o cérebro junta detalhes em totalidades. No entanto, uma outra medida de EEG mostra que esses indivíduos com alto desenvolvimento cognitivo utilizam os recursos de seus cérebros de maneira econômica, ou seja, são atentos e prontos para a ação quando ela é funcional para uma determinada situação, mas são relaxados e adotam uma postura de “esperar para ver” quando esta atitude é mais requerida.

Dois questionários também são usados ​​para medir o desenvolvimento da mente. Um é relacionado ao raciocínio moral, e o outro visa avaliar as chamadas experiências de pico, descritas como um nível superior de consciência no qual há sentimentos intensos, como o de transcender limites. Indivíduos com alto desenvolvimento cognitivo, como os músicos, apresentam muitas dessas experiências de pico, e mostraram maior pontuação em ambos os questionários.

Fred Travis enfatiza que tudo o que fazemos muda nosso cérebro. A meditação transcendental e o ato de fazer música são atividades as quais as pessoas deveriam se dedicar se elas desejam mudar sua mente em uma direção certa. “Se você é muito invejoso, bravo ou uma má pessoa e se esta é a maneira como você também enxerga o próximo, isto será reforçado em seu cérebro. Mas se você é expansivo, aberto ou solidária com os outros, haverá conexões diferentes.”, diz o pesquisador.


Fonte: http://www.sciencedaily.com