Marilyn Monroe
Não obstante, com o fim da escassez do pós-guerra, a beleza pode ser considerado um tema importante pela indústria. Assim, era tempo de cuidar da aparência de modo sofisticado. Sem espanto, será durante os anos 50, a alta-costura e a indústria de cosmético irão se desenvolver sem precedentes. Daí, surge a moda colegial, inspirada no visual sportswear.
Contudo, o ponto alto dessa década fora a popularização da televisão. Foi quando as transmissões começaram e as vendas de televisores aumentaram enormemente. No Brasil, inaugura em setembro de 1950 a TV Tupi, o primeiro canal de televisão da América Latina. Já o cinema, seguindo o modelo norte americano, difundiu a moda do garoto rebelde, representada por James Dean; os filmes mais populares fora Cinderela (1950) e Peter Pan (1953).
Ora, todos os temas da época perpassam a ficção científica e as viagens espaciais. Até mesmo os carros americanos serão inspirados na tecnologia espacial (grandes, baixos e compridos, luxuosos e confortáveis), inclusive os diversos aparelhos eletrodomésticos criados, como a máquina de lavar roupas e o aspirador de pó.
No esporte, o Uruguai foi campeão Mundial de futebol pela segunda vez no Brasil em 1950. Em 1954, a Alemanha Ocidental ganha o Troféu Mundial pela 1ª vez, feito igualado pela seleção brasileira de 1958, na Copa Mundial da Suécia.
No que toca os avanços científicos, podemos destacar o primeiro transplante de órgão em 1954, o desenvolvimento da primeira vacina de poliomielite, em 1955, e, no ano de 1957, a nave Sputnik I foi lançada e a Sputinik II põe o primeiro ser vivo em órbita da Terra (a cadela Laika).
Por fim e o mais marcante é que essa é a década que surge nos Estados Unidos o movimento musical que existe até os dias de hoje: o Rock N' Roll. A repercussão mundial esteve nas vozes de cantores como Elvis Presley, que começa a fazer sucesso em 1956 e outros, como Chuck Berry, Chubby Cheker e Bill Haley. No Brasil, além da introdução do movimento Rock, suge um estilo único: a Bossa Nova, cantada nas vozes de Tom Jobim, Vinícius de Morais e João Gilberto.
Fonte:www.todamateria.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário