Dois pesquisadores analisaram 155 estudos a respeito dos efeitos neuroquímicos da música e encontraram evidências de que essa manifestação artística beneficia a saúde, desempenhando um importante papel na vida das pessoas.
Os benefícios e a importância na música
Segundo o professor Daniel J. Levitin, a música tem a grande capacidade de beneficiar a vida das pessoas. Ela atua na imunidade, no estresse, no temperamento e nas interações sociais. Conheça a importância dessa arte.
Fortalece o sistema imunológico
Alguns tipos de música têm a capacidade de provocar uma reação de aumento da imunoglobulina A, que é um anticorpo essencial para a defesa do organismo. Além disso, essas músicas elevam a produção de glóbulos brancos que defendem o corpo contra germes.
Melhora o humor
A música também pode diminuir os níveis de cortisol, que é o hormônio responsável pelo estresse, e aumentar os níveis de oxitocina, capaz de elevar o bem-estar.
Ao ouvir música, o organismo libera a dopamina, um neurotransmissor que proporciona prazer. Com mais bem-estar e mais prazer, aquela sensação de mau-humor desaparece.
Favorece as interações sociais
Com bom humor e prazer, as relações sociais tendem a melhorar. Lembrando que o hábito de se reunir com os amigos para escutar música, nesse sentido, é muito importante. Indivíduos mais tímidos e retraídos podem encontrar na música uma forma de se expressar.
Mais energia para realizar atividades físicas
A música pode desempenhar um importante papel na hora de fazer aquele exercício físico tão custoso, pois funciona como um estimulante e diminui a fadiga, o cansaço e a preguiça.
Beneficia a saúde mental
Em casos de distúrbios, síndromes e deficiências, a música já vem sendo utilizada como tratamento se mostra muita eficaz. A musicoterapia favorece a comunicação com pacientes em recuperação e possibilita a autoexpressão.
Mais disposição para as atividades diárias
Como diminui o estresse e melhora o humor, a música também dá um impulso para realizar as atividades diárias com muito mais disposição.
Melhora a dor e a ansiedade
Diminuindo a frequência cardíaca e arterial, a música pode ajudar a reduzir a tensão, a dor e a ansiedade, melhorando a qualidade de vida de quem está doente. Por isso, a musicoterapia também vem sendo utilizada como aliada nos tratamentos de doenças como o câncer, doenças respiratórias e doenças cardíacas.
Que tal ouvir uma música agora?
Como você pode ver, são vários os benefícios dessa atividade tão prazerosa que é ouvir música. Se o dia está sendo estressante, não espere mais tempo. Traga a música para perto de você ouça Web Rádio Épocas. Lembrando que tocar um instrumento ou cantar também podem ser atividades extremamente agradáveis.
Gostou deste artigo? Mostre-o para outras pessoas e não deixe de comentar!
Fonte:www.colmeia.blog.br/Escrito por: Daysi Pacheco
Nenhum comentário:
Postar um comentário